Categorias
Blogue - cultura digital, poiesis e work in progress

vamos dar ao Google o que não é do Google

O serviço Google Drive finalmente chegou e está sendo alardeado aos quatro cantos. 5GB de espaço online gratuito para guardar e compartilhar seus arquivos. É muito bom para ser verdade, não é?

Os mais atentos que gastarem algumas horas de seu tempo conferindo os termos de uso do serviço podem se deparar com algumas “pegadinhas”… Uma delas dita sobre a disponibilidade do serviço. Resumindo, o Google não garante que ele funcione, algo com que já nos acostumamos na web e cai no ditado “você recebe na medida em que pagou”. Dos termos de uso:

Exceto quando expressamente previsto nestes termos ou em termos adicionais, nem o google, nem seus fornecedores ou distribuidores oferecem quaisquer garantias sobre os serviços. Por exemplo, não nos responsabilizamos pelos conteúdos nos serviços, por funcionalidades específicas do serviço, ou pela confiabilidade, disponibilidade ou capacidade de atender suas necessidades. Fornecemos os serviços “na forma em que estão”.

Mas um segundo ponto merece mais atenção: tudo o que colocar lá passa a ser do Google também. Claro, isso é uma interpretação rápida e superficial dos termos, ignorando algumas nuances, mas em termos práticos, é isso que temos. O Google se garante o direito, inclusive, de criar obras derivadas do conteúdo que você postar lá. Novamente, diretamente dos termos de uso:

Quando você faz upload ou de algum modo envia conteúdo a nossos Serviços, você concede ao Google (e àqueles com quem trabalhamos) uma licença mundial para usar, hospedar, armazenar, reproduzir, modificar, criar obras derivadas (como aquelas resultantes de traduções, adaptações ou outras alterações que fazemos para que seu conteúdo funcione melhor com nossos Serviços), comunicar, publicar, executar e exibir publicamente e distribuir tal conteúdo. Os direitos que você concede nesta licença são para os fins restritos de operação, promoção e melhoria de nossos Serviços e de desenvolver novos Serviços. Essa licença perdura mesmo que você deixe de usar nossos Serviços (por exemplo, uma listagem de empresa que você adicionou ao Google Maps). Alguns Serviços podem oferecer-lhe modos de acessar e remover conteúdos que foram fornecidos para aquele Serviço. Além disso, em alguns de nossos Serviços, existem termos ou configurações que restringem o escopo de nosso uso do conteúdo enviado nesses Serviços. Certifique-se de que você tem os direitos necessários para nos conceder a licença de qualquer conteúdo que você enviar a nossos Serviços.

Vale lembrar que esses termos são gerais para os serviços do Google, incluindo o Gmail. As informações dess post vieram do blog Gizmondo:

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/e-melhor-voce-ler-os-termos-de-servico-antes-de-usar-o-google-drive/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *