Encontrar um serviço de hospedagem de sites não é uma tarefa trivial. Em vários anos de consumidores deste tipo de serviço, nós do Ateliê Ciclope já passamos por vários provedores, sempre nos deparando com questões como disponibilidade e suporte técnico.
Por anos mantivemos nossos arquivos em um serviço americano que nos fornecia os recursos que precisávamos para ter o Managana e todos os outros sites funcionando bem. Com a melhora dos provedores nacionais, e também para diminuir o tempo de acesso aos sites, resolvemos trazer nossos arquivos para o Brasil.
Por bastante tempo essa escolha funcionou bem, até uma recente mudança de tecnologia do provedor (em janeiro de 2014) que acabou por minar nossa confiança. Essa não é uma questão pontual e levanta um fato que os consumidores de serviços digitais enfrentam todos os dias. Mudanças constantes e muitas vezes não testadas o suficiente são impostas aos clientes que acabam sendo forçados a se adaptar ou a abandonar o barco. Sempre vemos notícias como atualizações de sistemas operacionais que acabam por inutilizar computadores, destruir arquivos salvos em vídeo games, dificultar o acesso a funções de celulares… Isso acontece tanto com pequenos fornecedores de tecnologia quanto com os grandes.
A era da atualização online permitiu que correções e atualizações de segurança chegassem mais rápido aos consumidores, mas aparentemente trouxe um maior desleixo por parte dos fornecedores que, acreditam, sempre podem contar com uma futura atualização para corrigir o que erraram na anterior. E assim o ciclo vai se repetindo…
Em tempo, a questão de nosso serviço de hospedagem continua se arrastando (fizemos uma cópia dos sites em um segundo serviço por garantia para alternarmos entre eles enquanto não se chega a uma solução definitiva). O caso, que não é exclusivo nosso, é bem elucidado no site Reclame Aqui: