Categorias
Casa da Poesia

preliminares

A Casa da Poesia é um espaço-evento de encontro, trocas e criação conjunta, onde poetas, artistas plásticos, músicos e outros afins podem atuar. Faz parte do projeto Encontro das Águas, que promoveu quatro encontros de poetas em Minas Gerais e Santa Catarina. A Casa da Poesia, V Encontro, se materializou em Florianópolis, na praia da Armação, entre 21 a 28 de fevereiro. Durante uma semana, poetas convidados, músicos, artistas plásticos e um software designer conviveram em ambiente de emulação e troca. Uma amostra do que aconteceu na Casa você pode ver em duas publicações produzidas conjuntamente pelos participantes.

O Aquífero Poético 1.1, um livro-documentário publicado aqui na internet, usando o Sítio de Imaginação, que cria uma paisagem mental composta de audiovisuais, conversas, fotos do evento, intervenções de artistas plásticos e músicos com uma mini antologia dos poetas participantes.

Uma mini antologia em papel com textos dos poetas participantes, poetas correspondentes e intervenções gráficas e de artistas plásticos, produzida de forma artesanal e com uma pequena tiragem. A antologia em papel tem um escopo maior de autores e textos que a versão eletrônica, incluindo participantes de outros Encontros das Águas. Assim que o livro ficar pronto, publicamos aqui a lista de autores e um PDF com o conteúdo, durante o mês de abril.

E para completar os desdobramentos da Casa da Poesia, fomos convidados para participar da BH ZIP, um festival de poesia e afins que ocorre no Centro Cultural da UFMG, entre 17/03 e 17/04, de segunda a sexta das 10:00 às 22:00 hs. O livro eletrônico Aquífero Poético 1.1 pode ser manuseado num monitor touchscreeen de 22 polegadas com os audiovisuais em HD numa exposição sobre poesia em diversos suportes.  Em 15/04,  sexta à noite,  acontece no Centro Cultural da UFMG um pequeno recital com a presença de autores, distribuição de livros e uma apresentação sobre simbolismo de Marcelo Dolabela.

Aqui segue o link para o blog Jaguadarte, do Rique Aleixo, organizador da ZIP, para notícias frescas do festival:

http://www.jaguadarte.blogspot.com/

E o convite da exposição audiovisual, onde é exibido o Aquífero, em HD num monitor touchscreen.

ATENÇÃO: a exposição já está rolando, mas os horários não são os do convite. Ela pode ser vista segunda a sexta de 14:00 às 20:00 hs, sábado e domingo está fechado o Centro Cultural.

A capa e o sumário do livrE:

Um pequeno resumo do conteúdo do aquífero poético 1.1 – edição março 2011

São 43 pensamentos no Sítio de Imaginação que integram:
22 blocos de audio com conversas, 19 min duração total
2 blocos de música, 5 min duração total
43 blocos de vídeo, 26 min duração total
17 imagens e poemas gráficos
3 poemas em audiovisual e com declamação
12 poemas em texto

o conteúdo foi produzido conjuntamente por 7 poetas com a participação de músicos e artistas plásticos.

Poetas
Álvaro Andrade Garcia
Francine Canto
Ilka Boaventura
Jair Tadeu
Luciana Tonelli
Marcelo Dolabela
Silvana Leal

Lucas Junqueira – software
Ivan de Sá – poemas visuais e artes plásticas
Mari Leonel, Isabelle Quimper e Otávio Rosa – música
Marinela Goulart, Oscar Miletti, Hugo Rubilar e Sol Jara – artes plásticas

link para editar este blog da Casa da Poesia: http://www.ciclope.com.br/wp-admin
(apenas para os autores participantes e convidados)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *