Jamais poderíamos ter sonhado que o grande irmão ocorreria em um ambiente capitalista globalizado. Ele foi desenhado e nomeado pela literatura a partir da evolução dos sistemas socialistas totalitários. Não deixa de ser verdade, pois na China ele existe de forma explícita, com o governo controlando o que pode e não pode chegar aos cidadãos.
Entretanto, a partir da enorme concentração de recursos de telecomunicações e dados nas mãos de poucas empresas e em território americano, abriu-se uma oportunidade de vigilância global jamais vista. É importante ressaltar que além da vigilância secreta do governo, as empresas também usam os dados dos seus usuários, que aceitam suas condições em contratos de uso dos serviços ‘gratuitos’, que autorizam elas a fazer isso,
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/ativista-diz-que-facebook-viola-direitos-fundamentais
http://elpais.com/elpais/2013/06/28/opinion/1372411847_928983.html
Por fim uma matéria que mostra a guerra nos bastidores entre a mídia local e os grandes grupos de informática americanos. O Google já é o segundo arrecadador de publicidade no Brasil, atrás apenas da Globo. Não por acaso, a Globo abriu espaço para a divulgação do comprometimento dessas empresas com o sistema de espionagem americano.
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/desdobramentos-da-grande-guerra-da-midia