Categorias
Blogue - cultura digital, poiesis e work in progress

novembro no sítio do ciclope

REVISTA ELETRONIKA:

a primeira revista feita para a era da computação em nuvens, do panótico e dispositivos móveis: a internet 3. Veremos uma mostra da versão beta 1.0 dia 16 de novembro no Festival Eletronika. O engenho de software da revista é nosso Managana 1.0 (Sítio 6.0), o software onde tudo vai rodar!

O nome Managana com raízes no sânscrito, formado por mana e gana, presentes no hino da Índia, significa ‘mentesdasgentes’. O primeiro verso do hino  “Jana gaṇa mana adhināyaka” é traduzido oficialmente para o inglês como: “Thou art the ruler of the minds of all people”. Mana, maná, manancial, emanar, gã, ganas, ganancias, povo, gente, pessoas, seu espírito, ideias, imaginações…

O software, 100% livre, publicado com a licença LGPL da Free Software Foundation é um engenho para a mixagem e sequenciamento de fluxos de mídia e interação com as principais plataformas do mundo das redes sociais e publicações on line.

Ele roda em projeções, televisores, monitores de computador, notebooks, tablets e smarphones, em diversas condições e sistemas operacionais, como o Windows, Linux, Mac e dispositivos Android 2.2 ou superior. E rodará também em iPad e iPhone.

Funciona on line com atualização imediata através da integração de posts de twitter, facebook e wordpress em interface dinâmica. Tem um completo arsenal de inclusão de conteúdo através de feeds de rss, acesso a vídeos no youtube e vimeo, livestreams, mapas do google maps e street view, traduções do google translator e procura por voz usando recursos do android ao invés do teclado.

A revista não só lê conteúdos de diversos lugares como também exporta informação para g+, facebook e twitter. Ela tem uma galeria completa com vídeos e fotos e também uma rádio que pode ser acionada para tocar enquanto você folheia a revista.

O módulo de edição de conteúdo é integrado ao wordpress com controle de versão de posts, dinâmica de edição com posts em rascunho, pendentes e publicados e gestão de licenças de acesso e modificação através de editores, autores e comunidades. Pode ser totalmente produzida on line via web e também recebe posts de mídias através de tablets e smarphones, se configurando como uma plataforma para a construção coletiva de conhecimentos.

Uma revista viva que vai ganhando novas funcionalidades à medida que cresce seu rizoma de conteúdos e software. São muitas em desenvolvimento: inserção de comentários, feeds on line, animação em espaço tridimensional e  hiperdimensional. Controle remoto e votação com interações individuais e coletivas através de dispositivos móveis.

Para abrir a versão beta 1.1 e navegar na web:
http://revistaeletronika.com/

Para baixar para os dispositivos android, ou por aqui, pela web, ligando o dispositivo no usb:
https://market.android.com/details?id=air.com.malab.revistaeletronika

Ou no Market, no android, procurar por “Revista Eletronika”, “Eletronika”, “Malab”

TERÇAS POÉTICAS:

29 de novembro, 18:30 nos jardins internos do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Álvaro Andrade Garcia e Luciana Tonelli declamam poemas seus e de Lawrence Ferlinghetti, poeta da geração beat norte americana. Programa legal para as pessoas que curtem poesia oral.

http://www.ciclope.art.br/2011/11/09/tercas-poeticas-poetry-as-insurgent-art/

REFORMA GERAL:

No rasto da implantação da nova versão do software do Sítio, agora chamado de Managana 1.0, estaremos mudando o conteúdo da seção em inglês, com a incorporação do novo player em testes beta, enquanto finalizamos o editor e publicamos os códigos aqui no site até o final do mês. Depois será a vez do site em português. Contamos com a compreensão pelos transtornos que vamos ter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *