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Blogue - cultura digital, poiesis e work in progress

mais sobre o sr. Software

Essa rende páginas e mais páginas que ainda vou escrever, mas para manter o assunto aceso vou contar rapidamente o que se passa conosco na difícil relação com o sr. Software, e sua manifestação Google.

Depois de 3 anos tentando sem sucesso receber por publicidade que geramos nos nossos sites com o Adsense, com todas as tentativas de atualizar o cadastro, preencher páginas com dados bancários etc, todas infrutíferas, resolvemos cancelar a conta. Isso por que mensalmente o Google ‘mandava’ nosso pagamento e o pagamento voltava para eles por ‘dados errados’. Mas não temos como conferir os dados com seres humanos ou mesmo ter acesso a eles para reclamar e ver como resolver o problema, pois o formulário com os dados, ‘para minha segurança’ é escondido depois que eu preencho (qual o problema de ter dados de uma conta para receber dinheiro? Os meus dados para pagar não são apagados, por exemplo). E conferimos com o banco que diz que estão corretos e que muitos estão na mesma situação. Tanto é que são que eventualmente enviaram algum dinheiro do que nos deviam, em conta gotas.

Bem, mas aí começamos a vender nossos aplicativos no Android Market e precisamos receber. Embora a operação ocorra no serviço Android Market usando outro serviço, o Checkout, no Brasil e em outros países a operação de pagamento tem que ser feita pelo Adsense. Como a conta que tínhamos estava ‘malhada’ optamos por cancelar, perder 500 dólares virtuais que ainda estavam lá, para poder criar outra, pois para fechar eles tinham que pagar tudo ou eu abdicar do pagamento, mas como receber se o problema é justamente este? Outro usuário, nova conta… e gastamos 3 dias no labirinto de ajudas e fóruns, todos sem presença humana, para aprender o que estamos fazendo errado. A questão é o usuário tem que ser o mesmo para o checkout mandar os pagamentos para o Adsense, mas o login não é aceito com o usuário, pois dizem ‘que ele já existe’, o que é óbvio, pois ele tem mesmo que existir. Nos fóruns, mantidos pelo Google, mas ‘extra oficiais’, os usuários esperneiam com o problema e ninguém tem as respostas. Então vamos agora  aguardar uma migração de sistema que lemos em algum lugar, está em processo. E talvez quando implantarem outra forma de pagar, ou resolverem o ‘bug’ ou a migração, a gente terá sucesso. E mais uma vez nosso dinheirinho fica retido com eles. Junto com ele o dinheirinho de quantos milhões?

É incrível que a maior empresa de informação do mundo desinforme tão bem e não tenha pessoas para resolver problemas que ocorrem com seus clientes, especialmente quando se trata de pagar. Já cunhei a expressão ‘desinformação planejada’ para isso, e bastaria um cientista da informação passear pelas páginas dos serviços do Google para ver como informações de cancelamento de contas, reclamações, etc estão deliberadamente escondidas, e que toda e qualquer comunicação se dá por e-mails com ‘no reply’ e nunca acessamos um serviço com humanos para resolver problemas.

Vamos cada vez mais vendo surgir a evolução do Call Center, o terrível SAC. Nem mesmo os coitados que ficam trabalhando como escravos, fingindo que são pessoas te atendendo existirão no admirável mundo novo, apenas um software com um design maligno, já conhecido nos bancos e empresas telefônicas,  facilitando os ‘recebíveis’ coletando nossas informações privadas e inviabilizando os ‘a pagar’. E funcionando como barreira contra as reclamações e os problemas que surgem, para que exaustos os reclamantes desistam.

A sociedade tem que se organizar, e os governos terão que intervir nisso, como fizeram com os SACs, senão ficaremos escravos de uma máquina desenhada de forma desumana.

Aqui o link para um poema sobre os SACs que publiquei no jornal de poesia Dez Faces, e breve prometo um novo só para o sr. Software, sua evolução mais perniciosa e sofisticada. E quando penso que quase toda receita do Google vem do Adsense…

http://www.ciclope.art.br/2010/12/26/call-center-1/

 

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