Categorias
Blogue - cultura digital, poiesis e work in progress

Mafuá publica poema criado no Sítio

O número 14 da revista Mafuá, do Núcleo de Pesquisas em Informática, Linguística e Literatura da UFSC acaba de publicar o poema A Palavra Viva (simultaneamente publicado no Sítio com interação). Para quem não conhece a revista, aí vai o link.

Mafuá – Revista de Literatura em Meio Digital

O poema Grão começa com uma criança que nos grita um A com sua língua de fogo. Esta língua escreve na tela palavra em formas ancestrais, VAC, em Sânscrito, e em chinês,  com o ideograma que representa uma boca aberta com a língua para fora.  O fluxo sonoro apresenta simultaneamente sons inaugurais, como foguetes estourando, galos cantando, champanhe estourando, etc.

A partir daí o poema evolui para a Palavra Viva, textos visuais animados fixando semas enquanto uma declamação sonora completa a atmosfera, num fluxo simultâneo. Ao fundo, a imagem de um raio de sol.

Este poema-pensamento é um estudo inicial para um outro trabalho já em andamento, a realização de um poema cosmogônico a partir da criação do universo pela sílaba AOM e seus desdobramentos em semas primordiais.

A ideia tem sido  desenvolvida com a decomposição dos semas em suas essências, em formas que são reconhecidas por leitores de diversas línguas indo europeias. Usando os conceitos do Sítio, estes semas linguísticos se articulam com semas sonoros e imagens visuais ideográficas do chinês e não verbais, articulados em sintaxe audiovisual usando multistreaming mixagem e interação. Aguardem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *