10 Anos do Sítio de Imaginação no Espaço TIM UFMG do Conhecimento
Lançamento do livro eletrônico de poesia Grão e do software livre Managana: 27 de junho
Exibição do livrE de poesia Grão na fachada digital: de quarta, 27 de junho, a segunda 2 de julho (de 19 a 24 hs)
Oficina: Publicação Digital na Era dos Tablets: sexta 29/06 (de 14 a 17 hs) ou sábado 30/06 (de 10 a 13 hs)
Informações para imprensa: www.ciclope.art.br/imprensa
Para baixar aplicação (app) gratuita para Android e Apple: www.ciclope.art.br/pagina-obtenha
===========================================
LivrE Grão 1.0
Imaginação de Álvaro Andrade Garcia
Software de Lucas Junqueira
www.managana.art.br/player
Cosmogonia poética com textos em português, inglês, sânscrito e chinês. Semas ancestrais são animados e mixados com imagens e sons numa tentativa de criar o mundo através das palavras.
Grão é uma cosmogonia poética com semas em português, inglês, sânscrito e ideogramas em chinês tradicional, animados e mixados com imagens e áudio. É uma tentativa de recriar o mundo através da palavra poética, primeiro livro da trilogia A O M, baseada na sílaba que define o universo segundo a tradição hindu. O livrE (livro eletrônico) de poesia já consumiu mais de 20 anos de pesquisa e trabalho do autor em dicionários e textos de linguística, etimologia e mitologia. Grão se dedica à letra fenícia Alef, semelhante à letra grega Alfa (A, ?) e a letra A do alfabeto latino e seu equivalente cirílico, e que simboliza o começo de algo. Na literatura, o escritor argentino Jorge Luís Borges denomina de Aleph o ponto que contém todo o universo.
Grão, criado e distribuído em meio digital, experimenta a evolução do verbivocovisual de Joyce, passando pelos Campos até os dias de hoje, na era da computação em nuvens e dos dispositivos móveis, onde o termo ganha interatividade, hipertextualidade e dispersão em redes, sendo um exemplo de uma obra de ideografia dinâmica, como define Pierre Levy, ou de imaginação digital, como assim prefere seu autor, o poeta Álvaro Andrade Garcia, pioneiro da poiesis digital no Brasil. O livro Grão pode ser acessado livremente pela internet, em tablets e smartphones. Foi todo autorado e publicado usando o Managana, software livre de publicação digital produzido pelo ateliê Ciclope.
============================================
Software Managana 1.0
http://www.managana.art.br/
Software livre do ateliê Ciclope.
Equipe de desenvolvimento: Álvaro Andrade Garcia, Lucas Junqueira e Marília Bergamo
Managana é um software livre multiplataforma para publicação digital baseado na imaginação como interface.
Concebido pelo ateliê Ciclope, permite a criação e manutenção de comunidades que dividem conteúdos interativos na internet, tablets, smartphones e instalações. Cada comunidade tem fluxos (streams) interativos compostos de conjuntos de audiovisual, gráficos, texto e feeds externos das principais plataformas digitais, como twitter, facebook, G+ e rss, entre outros. Managana mixa e sequencia listas de reprodução (playlists) que podem ser criadas, exibidas e animadas no próprio software. Managana é feito para a era da computação em nuvens, dispositivos móveis e as múltiplas telas: a internet 3.
O software, 100% livre, publicado sob a licença LGPL da Free Software Foundation, evoluiu do software do Sítio de Imaginação, produzido pelo ateliê Ciclope, no ar desde 2002, tendo passado por cinco versões. A versão 6.0 do software foi totalmente reescrita usando ferramentas livres e batizada de Managana. A concepção original do software é de Álvaro Andrade Garcia. Managana foi totalmente escrito por Lucas Junqueira e tem projeto de interface e usabilidade de Marília Bergamo.
===========================================
Oficina Publicação Digital na Era dos Tablets
Dia e hora: sexta 29/06 (14 a 17 hs) ou sábado 30/06 (9 a 12 hs) no Espaço TIM UFMG do Conhecimento
Instrutores: Lucas Junqueira e Marília Bergamo – equipe de desenvolvimento do software livre Managana.
Público alvo: autores, web designers, editores e interessados em publicação digital
Sinopse da oficina: Os dispositivos móveis como tablets e smartphones são hoje uma realidade para consumo de conteúdo digital. Mas a criação de conteúdo para esse tipo de suporte ainda está muito restrita ao conhecimento técnico. Essa oficina introduz o software Managana que inverte essa atual realidade. Managana é concebido como uma ferramenta que torna possível a criação coletiva de conteúdo digital tanto para ambientes tradicionais da web, como para esses dispositivos móveis e instalações. A oficina discute conceitos de criação para essa realidade a partir de um exercício prático de uso do software livre Managana.