Cada dia mais estatísticas mostram os avanços do Android no mercado de telefones. Uma pesquisa recente da Gartner mostra que ele está sólido como o terceiro sistema móvel mais usado – atrás de Symbian/Nokia e Blackberry/RIM, mas já bem firme à frente do iPhone da Apple. Até o final do ano é possível que ele já chegue ao segundo lugar, o que pode ser muito bom pra esse mercado, já que se trata de uma plataforma aberta e mais justa tanto pra usuários como desenvolvedores.
Uma grande vantagem do Android sobre os concorrentes fica por conta da grande quantidade de aparelhos. Como não é limitado a nenhum fabricante, surgem novos modelos a cada dia que se encaixam em quase todos os bolsos. Quase, porque até agora ainda não chegaram modelos realmente populares, o que pode mudar logo. Um exemplo de que esse caminho está sendo desbravado é o X850 que chega aqui pela ZTE/Vivo. O preço ainda não foi divulgado, mas acredita-se que não deve passar dos R$500,00, isso em preço “completo”, ainda sem os subsídios da operadora.
http://zumo.uol.com.br/2010/08/12/x850-o-primeiro-android-da-zte/
Mas já existem modelos “em conta” no mercado brasileiro. Um deles é o simpático Motorola Flipout, que já vem com o sistema 2.1 (como o X850) e várias cores. Outros são o Samsung Galaxy Lite / Galaxy 5 e o LG Sm@rt GW620.