Atualizando…
… “copycats” de longa data parecem não perder os velhos hábitos de forma fácil. Anunciando detalhes da loja oficial de aplicativos pro seu sistema móvel, o Windows Mobile 7, a Microsoft parece estar seguindo o mesmo caminho trilhado pela concorrente maçã. Agora, qualquer programa que insinue pornografia vai ser barrado. Passamos de fase! Antes, censura era coisa de governo. Hoje já tem muito mais gente cuidando de nós e nos dizendo o que é bom e o que é ruim…
Ainda seguindo no caminho de fechar seus sistemas a todos os “não cools”, a Apple acrescentou uma “seupresa esperada” ao seu contrato de uso do iOS (antigo iPhoneOS). Agora, além de fornecer o hardware e controlar como o software deve ser feito, ela passa a ser também a única detentora das informações geradas pelos iPhones/iPads/iPods. Dados importantes para empresas de estatísticas e de anúncios agora são exclusividade da maçã.
Na contramão, mesmo que de forma forçada, o Google voltou atrás em seu formato antes quase livre de vídeo, o WebM (antigo onVP8). Acatando as várias críticas que recebeu ao criar uma licença completamente nova para o formato (que, inclusive, não era aprovada pela OSI), a gigante acabou por optar por uma realmente livre.