Um assunto recorrente aqui são confabulações sobre a frase ‘o código é poesia’ (code is poetry), uma brincadeira que levamos a sério, e que surgiu a partir de um insight sobre estes dizeres que os desenvolvedores do Word Press difundem em seu site.
A nossa visão é a de que com os apps (softwares) – envelopando obras multimídia, inclusive livros e obras audiovisuais – podem gerar interações e navegações jamais sonhadas antes, transformando até nosso conceito do que seja uma obra. Temos um novo paradigma, e podemos afirmar que no mundo digital o software entranha-se na essência das obras, serve de urdidura e modifica substancialmente a sintaxe das mídias embutidas. Tudo isso gera uma transformação na experiência de ‘leitura’ e ‘escrita’ delas.
Nesse mundo, a importância do software não pode mais ser desconectada da obra em si. Como gostamos de dizer, as obras de imaginação digital são softwares que contém mídia e não mídia distribuída como software. E estamos no limiar de experimentar as particularidades de sua poiesis inclusive na arte da programação.
Os puristas, que acreditam apenas na poesia ‘strictu sensu’ vão considerar hereges estas colocações, mas se pensamos na poesia de forma mais ampla, com suas características presentes em outros meios e locais que não o texto, elas se tornam possíveis.
Outras leituras para ‘o código é poesia’ também são feitas e não invalidam as que colocamos aqui. Uma delas parte do princípio que a programação é feita através de linguagens e sua escrita pode ser mais ou menos ‘poética’ também. A forma como são programadas as ações, a concisão, a presença do ‘autor’ em suas linhas, nos comentários para outros programadores, geram códigos que são percebidos como mais poéticos que outros.
Esse é o sentido de um concurso promovido na web, que vai publicar um livro e disponibilizar na Wired UK os melhores códigos poéticos. Vale a pena conhecer o projeto. E se você é programador, essa é uma oportunidade de participar. Você pode estar numa antologia de code-poems. Veja a proposta abaixo (em inglês)