O Android é um sistema aberto, verdade, mas cada fabricante acaba por fazer pequenas alterações aqui e ali (ou até grandes como o caso dos Sony Xperia ou do Nookcolor) que acabam tornando únicas as versões do sistema em cada aparelho. Esse é uma das causas da chamada “fragmentação” do sistema, vista como um de seus maiores problemas por uns e uma das maiores vantagens por outros, por ser possível criar aparelhos únicos a partir de uma base comum.
Problema ou solução, uma consequência disso é que atualizações do Android são muitas vezes difíceis e trabalhosas de aplicar a telefones mais antigos, uma vez que requerem que todas as adaptações sejam refeitas, a um custo alto. Uma saída: um sistema “limpo”. Uma vez que os aparelhos estão dentro das especificações do Android não deveria ser impossível executar o sistema “in natura” sem perder as funcionalidade básicas, e, na verdade, isso é possível sim! Essa é a proposta do Cyanogen, um “mod” que nada mais é que um Android limpo, pronto para substituir aquela versão antiga que você já está cansado.
Mas nem tudo são flores: as adaptações existem por trazerem novas funcionalidades ao software e até para dar suporte a hardwares fora do padrão encontrados nos diversos aparelhos, tudo isso pode ser perdido ao instalar o Cyanogen. E o pior: a mudança pode ser irreversível, com seu aparelho dando adeus àquela câmera de 5 megapixels ou a uma conexão wifi fora dos padrões.
Vale a pena? Bom, o caso é consultar o site do Cyanogen, ver nos forums o que dizem sobre o seu aparelho, decidir e não chorar pelo leite derramado depois…
Cyanogen mod: http://www.cyanogenmod.com/
Em tempo: nós que compramos aparelhos Motorola Milestone com o Android 2.1, tendo como promessa que mês que vem ele receberia suporte a Flash (afinal nosso ambiente de desenvolvimento usa a ferramenta), ainda não vimos a cor do 2.2. No mundo inteiro o aparelho já foi atualizado, menos os que foram vendidos no Brasil, de promessa em promessa, um ano já se passou, e tememos que a verdade não nos foi contada ainda. Afinal, soluções e aparelhos obsoletos costumam ser distribuídos para países periféricos, ou então, a Apple tinha razão, a Adobe não tinha o Flash realmente pronto para rodar, como disseram a mais de um ano.
Bem, mas a notícia boa é que já estamos com o Galaxie Tab da Samsumg, rodando o 2.2 e o Sítio funciona maravilhosamente bem nele. Esperamos que agora, com o lançamento do Android 2.3, a gente não fique para trás também nesse aparelho. E quanto ao Milestone… a promessa agora é para o primeiro trimestre de 2011… a ver… a ver.