Antes era a Microsoft que foi processada pelo dumping que fazia no mercado com o Internet Explorer. Bons tempos, hein? Imagina? Tiveram que mudar o esquema de instalar obrigatoriamente o browser junto com o Windows. Imagina hoje, tempos da Apple obrigando todos a usar uma única loja para os apps que rodam em suas máquinas…
Mas a bola da vez é o Google. A comunidade européia acha que ele manipula os resultados das buscas e coloca em destaque aquelas dentro do seu sistema de produtos. A outra queixa é sobre direitos autorais. Sim, por que ao achar uma informação, digamos, de um guia, eles mostram parte dela, para ajudar o usuário a ver se vale a pena entrar. Assim, como é também o caso do serviço de notícias, o gigante acaba gerando um tráfego enorme em suas páginas apenas agregando informação produzida por terceiros que não levam nada com isso.
Por fim, a matéria da Carta Capital mostra as exigências para os anunciantes, entre elas a de só anunciar com o serviço do Google. Enfim, parece que a máxima don’t be evil, é relativa e muda de acordo com o tamanho e a liderança da empresa no mercado.
http://www.cartacapital.com.br/tecnologia/o-google-preocupa/