Categorias
Blogue - cultura digital, poiesis e work in progress

a tv a cabo está na mira da cultura digital

Já se sabe que as horas de navegação em redes sociais e web tiraram audiência da tv. Agora, finalmente explode em todo o mundo a oferta de filmes, séries e conteúdo televisivo via web. O Netflix é o maior sucesso nos EUA e aqui temos também o Netmovies, serviço que assinamos. Por uma pequena assinatura mensal posso escolher filmes para receber em casa em DVD, sem prazo de devolução e que são sempre trocados por outros. Além disso, tenho um acervo on line de milhares de filmes que posso assistir on line. A qualidade é excelente, todos com legendas, etc.

Para a gente ter um exemplo, baixando filmes através de torrents a gente se torna também um pequeno editor, pois sempre há que sincronizar legendas, descartar filmes que foram pirateados com câmeras amadoras, na tora, etc.

O sucesso destes novos serviços de streaming de filmes e de outros ligados à música, mostra que quando o preço de uma cópia ‘legal’ é justo e baixo, as pessoas preferem baixar dessas fontes confiáveis, pois sabem que o conteúdo está ok, cuidado, tem qualidade, etc, além de poderem sentir na pele o que nós, linux lovers, sentimos, o prazer de não estar ‘fora da lei’.

O fato é que nos EUA os cancelamentos de assinaturas de cabo estão a mil, com números expressivos e preocupantes para as empresas. E aqui também, eu mesmo já cancelei o meu serviço. Para que uma grade enorme de canais, que repete infinitamente títulos que já assistimos, nos horários que eles estipulam… se podemos escolher o que e quando ver, a qualquer momento?

Falo disso por que estamos trabalhando em dois projetos voltados para a criação de pequenas emissoras de telepatia  (simplificando para leigos: uma emissora de tv interativa via web). Programações e acervos que podem ser acessados da forma descrita acima para os serviços de filmes, só que com audiovisuais que são interativos e ferramentas para a comunidade editar e criar conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *