Categorias
Blogue - cultura digital, poiesis e work in progress

a manipulação dos algorítimos de busca

Para os que acompanham as notícias do mundo digital não é novidade o fato de que todo o conteúdo da web é vasculhado on line pelos serviços de inteligência das principais potências militares e países ditatoriais. Nos EUA você é espionado permanentemente a partir do patriotic act, na China um casal de cibercops em forma de animação aparece na sua tela se você estiver fazendo buscas subversivas, procurando coisas como democracia, Tibet, etc.

Agora uma grande novidade são novos mecanismos de busca que redirecionam as buscas para conteúdos ‘desejáveis’ quando palavras proibidas estão na pergunta. Em alguns países árabes buscas por conteúdo pornográfico levam a textos religiosos contrários a este conteúdo. Em Israel há um sistema que te devolve outras perguntas, quando você pergunta sobre algo que não é para se perguntar, usando uma velha tradição do povo judeu.

Para não ficar só em manipulação de respostas com fins políticos e de controle social, há também uma montanha de mecanismos de busca que estão sendo feitos para crianças, filtrando sites indesejáveis.

Por fim, sempre é bom saber que o algorítimo de busca do velho e bom Google é completamente secreto e não desvendado até hoje. A pretexto da proteção comercial, ninguém sabe como o page rank funciona e organiza a informação relevante a partir de uma busca… nem o que eles fazem e para quem enviam os dados que amealham sobre nosso comportamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *