! 9 anos !
Em maio de 2002, no Museu de Arte da Pampulha, a gente lançava essa obra-software aniversariante.
Para comemorar, publicamos no Sítio a abertura da imaginação Grão, primeiro livro de um tríptico. Grão apresenta a criação do universo, entre outras coisas, a partir da sílaba aom. Estão no ar 4 blocos audiovisuais: uma abertura com imagens da Cueva de las Manos, na Argentina; uma ‘epígrafe’ com uma transcriação livre de trecho do Visvasara Tantra; o fluxo Manas Mãe com águas do cerrado; e o Progenitor, com ilustrações do sítio e um sol ancestral do tantra. Nos próximos meses a publicação ficará completa com 7, 8 blocos adicionais e insersão de navegação suplementar com suporte a outras línguas indo européias. Vamos dando notícias.
A ideia tem sido desenvolvida por duas décadas com a pesquisa e decomposição dos semas em suas essências, em formas que são reconhecidas por leitores de diversas línguas indo europeias. Usando os conceitos do Sítio, estes semas linguísticos se articulam com semas sonoros e imagens visuais e ideográficas do chinês tradicional e não verbais, articulados em sintaxe audiovisual usando multistreaming, mixagem, interação e crescimento rizomático.
Estréia uma nova página no site para ancorar nossos LivrEs (obras-software em apps para Androids e Ipads). O primeiro título é o Fogo versão 2.1, o mesmo fogo publicado no site em 2002 e primeiro app produzido por nós em 2010. A nova versão incorpora todos os gestos da interface multitoque dos tablets, passa o dedo na tela, passa página, dois dedos afastando ampliam, aproximando reduzem os poemas, rodando, gira o texto. Na página há informações sobre os livrEs, links para comprar a versão tablet (99 centavos de dólar no Android Market e AppStore). Pelo menos bimestralmente pretendemos incluir novos títulos na seção, que tem também uma versão web com visualização livre para aqueles que não têm tablets. A versão 1.0 gratuita, em testes, teve 704 downloads, mostrando a força do meio para distribuição de obras poéticas. Nossa primeira compradora do app para android é da Federação Russa!
http://www.ciclope.art.br/category/livres/
No mês de abril destacamos um documentário-livro eletrônico feito numa oficina de criação poética na ilha de Santa Catarina. Um pequeno registro do encontro, mixado com uma mini antologia de poemas dos participantes esteve na index. Agora você acha o Aquífero na seção Comunidades. Lá você pode acessar o doclivrE e obter informações sobre a realização.
http://www.ciclope.art.br/comunidades/
O endereço do blog continua válido e também a página de entrada do doclivrE.
http://www.ciclope.art.br/category/casapoesia/
Dividimos com todos a boa notícia de que vamos iniciar o projeto Reimaginando Bh, contando a história do conjunto de favelas da Serra, um dos maiores da região metropolitana de Bh. O resultado final será uma instalação no centro cultural do próprio lugar e um web site com o conteúdo. Oficinas pra capacitar a galera a continuar tocando o site usando o Sítio fazem parte da proposta. O projeto conta com o apoio do fundo municipal de cultura de Belo Horizonte e vai finalmente viabilizar a nova versão 6.0 do nosso brinquedo de eternia.
Bem-vindos à maioridade da infância.